O incrível mar de estrelas

Você já teve o prazer de ver o mar lindo desse jeito?

orig-20984224

Se sim, você teve a sorte de presenciar um dos fenômenos mais lindos da natureza! A impressão é de que as estrelas estão refletindo seu brilho no mar. Estamos falando da bioluminescência. Através desse processo os seres vivos emitem luz e deixam o oceano com esse aspecto de paraíso!

Durante esse fenômeno há uma transformação de energia química para luminosa. Ele depende da ação da enzima luciferase sobre o substrato luciferina. Essa reação entre eles, mais a oxidação através do oxigênio, faz com que seja liberada a luz.

1

Diversos peixes têm um sistema parecido com a luciferina-luciferase, é como o vagalume, mas além de luciferina e luciferase ele também precisa de um ATP para produzir luz.

Esse fenômeno está sendo estudado e ainda não é totalmente conhecido pelos cientistas. Pode-se marbrilho6dizer que em alguns casos ele ajuda na sinalização entre os animais, como os vagalumes, que escolhem as fêmeas se baseando na sequência de luz que ela emite, caso a fêmea goste do macho ela passa a emitir a luz na mesma sequência que ele, seu “macho ideal”. Alguns peixes usam a bioluminescência como auxilio na visão, como é o caso do Photoblepharon.

Estudiosos estão considerando a ideia de que esse efeito no mar pode ser também resultado de desequilíbrios naturais, causados pelo aquecimento global. De forma que as bactérias estão se produzindo absurdamente e chegando muito rápido ao litoral. Esses seres vivos unicelulares já tem como característica a bioluminescência.

A natureza é mesmo perfeita e muito linda! Confira o vídeo e conheça um pouco mais desse fenômeno:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s