Senac-PE inicia 1° Festival de Gastronomia e Cultura Japonesa

Pratos exclusivos serão servidos em sete points da Região Metropolitana do Recife, incluindo o Restaurante Escola, até o dia 30 de novembro

Weslley Rafael Leal

Publicação: 20/11/2012 13:13 Atualização: 20/11/2012 14:56

Quem disse que só se sushis e sashimis vive a culinária japonesa? É nessa perspectiva que o Senac de Pernambuco deu início ao seu 1° Festival de Gastronomia e Cultura Japonesa nesta segunda-feira (19). Com o tema “De volta às origens”, a ocasião que segue até o dia 30 deste mês, faz um passeio pelos preparos consumidos diariamente na Terra do Sol Nascente. Na apresentação, sete points especializados nessa culinária, incluindo o Restaurante Escola Senac, se apresentaram com direito à presença do renomado chef Shin Koike, batuta das cozinhas do Aizomê e Sakagura A1 em São Paulo, pela primeira vez no Recife.

Shin Koike apresentou o seu Panceta de Porco com molho Esake, que fará parte da oficina no Senac-PE nesta terça (Bernardo Dantas/ DP/D.A Press.)
Shin Koike apresentou o seu Panceta de Porco com molho Esake, que fará parte da oficina no Senac-PE nesta terça

“A culinária é algo que remete ao tempo e ao espaço. Desde a preocupação com as técnicas de cocção, o uso dos temperos, tudo se relaciona à musicalidade e sintonia que o cozinheiro mantém com quem degusta seu prato”, comentou Koike, que na ocasião apresentava o livro A Culinária Afetiva de Shin Koike, com textos de Jo Takahashi e cerca de 100 fotos de Tatewaki Nio, a respeito dos preparos do gourmet.

No cardápio do paulista, empregado no Restaurante Escola Senac e em outros seis points (Edo, Sushi Yoshi, Nikko, Nii Chan, Quina do Futuro e Hakata ) até o final deste mês, um conjunto de cinco. De abre, Coquetel Sumô – à base de licor de kiwi, soda e maça vermelha; seguido da entrada de robalo em conserva com alga kombu ao molho kagen-zu; no principal, panceta de porco cozido no molho shoyu esake, guarnecido com legumes e cogumelos shiitake; de sobremesa, kanten de figo com doce de feijão azuki, acompanhado de café espresso com gengibre. As opções saem no conjunto por R$ 24,50, no espaço gourmet da escola em Santo Amaro.

Evento reuniu além dos seis restaurantes pernambucanos, membros da Associação Nordestina dos Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (Anbej) e da Associação de Cultura Japonesa no Recife (ACJR) (Bernardo Dantas/ DP/D.A Press.)
Evento reuniu além dos seis restaurantes pernambucanos, membros da Associação Nordestina dos Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (Anbej) e da Associação de Cultura Japonesa no Recife (ACJR)

Entre as opções dos demais restaurantes, apresentadas no evento e que integram também o menu do Senac-PE, estão Márcio Fushimi do restaurante Edo, com o seu Tepan Yaki – mix de legumes e salmão grelhados com porção de misso e arroz branco; Nii-Chan, com o filé de porco á milanesa, com molho tonkatsu, legumes e arroz; o Hakata com a pizza japonesa de inhame paulista, camarão e repolho; Quina do Futuro com o Tirashi Zushi (sushi na tigela); Nikko com  chirachi, sushi misto de polvo, salmão, peixe branco e fukaline combinado ao arroz de sushi, cebolinho e alga marinha; e Sushi Yoshi com macarrão lamen cozido gelado com legumes e pedaços de frango.

“Hoje muitas casas japonesas abrem suas portas, mas se esquecem de valorizar os hábitos do cotidiano japonês. Por isso, decidimos investir numa culinária, que resgata essa tradição autoral no oriente.”, explica Isabela Almeida, assessora da gastronomia do Senac-PE e uma das responsáveis pelo evento, que conta também com a participação da Associação Nordestina dos Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (Anbej) e da Associação de Cultura Japonesa no Recife (ACJR).

Panceta de porco é cozida e acompanha legumes ao molho Esake (Bernardo Dantas/ DP/D.A Press.)
Panceta de porco é cozida e acompanha legumes ao molho Esake

Para imergir nos hashis

Além do momento degustação, o evento conta com oficinas sobre as técnicas de preparo empregadas naquele país, que começam nesta terça-feira (20), com Cultura Japonesa: a deliciosa cozinha de origem por Márcio Fushimi; seguem nesta quarta-feira (21), com Panceta Cozida no molho Esake por Shin Koike; e encerram na quinta-feira (22), com Japão: o ritual e cerimonia do Chá, por Tomiko Matsumoto da ACJR. Inscrições e informações: (81) 3413-6692 / 3413-6705. O Senac-PE fica na Av. Visconde de Suassuna, 500 – Santo Amaro, Recife-PE.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s