Você acredita em premonição?

 G_premonicao.indd

Sabe aqueles pressentimentos que por vezes acabamos sentindo e realmente se tornam realidade? Pois é, este assunto sempre foi um dos grandes “mistérios” do mundo, porém Daryl J. Bem, um pesquisador de psicologia resolveu estudar o assunto.

Em um estudo publicado no “Journal of Personality and Social Psychology”, da “Associação Americana de Psicologia”, Bem divulgou cerca de nove pesquisas feitas com cerca de mil participantes, que fizeram testes sobre “percepção extrassensorial” (fruto do processo evolutivo no qual antever situações de perigo ou propícias à reprodução se tornaram vantajosas ferramentas de sobrevivência).

Em oito das nove pesquisas feitas, o “indíce de acerto” dos participantes ficou acima do considerado “coincidência ou obra do acaso”.

Uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo em 2008 revelou que “pensamentos premonitórios rondam o inconsciente”, pois cerca de 71,5% dos participantes relataram já terem tido premonição através de sonhos. Cerca de 30% dos pacientes do Instituto do Sono, também em São Paulo, afirmaram já terem sonhado com algo que posteriormente aconteceu.

“A ciência não ignora os fenômenos paranormais, o problema é que tudo o que se vê são estudos feitos para provar aquilo no que se acredita. Dificilmente há resultados significativos e poucos trabalhos são reproduzíveis”, disse Rory Coker, físico da Universidade do Texas.

Diversas pessoas pelo mundo têm relatado experiêncas incomuns, ao afirmar terem pressentido um acidente, ouvido uma voz dizendo que alguém vai morrer, ou diversas situações consideradas estranhas, em grande parte das vezes difíceis de acreditar.

“Não é um fenômeno religioso, não é loucura, paranoia, coincidência nem algo sobrenatural, é uma faculdade natural que todos têm, mas aos poucos se dão conta”, diz a professora do Centro Latino-Americano de Parapsicologia (Clap), Márcia Cobêro.

Muitas pessoas que sentem este tipo de sensação recorrem a religião, pois ficam tão assustadas que não sabem o que fazer ou como agir, já que se contarem ninguém vai acreditar, considerando-os loucos.

E você, já pressentiu alguma situação?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s