“Rebelião das máquinas”, ficção ou um futuro próximo?

A “revolta das máquinas” é sempre um questão muito abordada em filmes de ficção, mas será que realmente é possível que as máquinas dominem em um futuro próximo?

Para alguns cientistas e filósofos da Universidade de Cambridge, localizada na Inglaterra, este é um assunto a ser estudado com seriedade. Pensando nisso foi criado um centro para estudar os “Riscos à Existência”.

“No caso da inteligência artificial, parece razoável prever que em algum momento neste século ou no próximo a inteligência vai escapar das restrições biológicas. (Então) não seremos mais as coisas mais inteligentes por aqui”, disse um professor de filosofia da Universidade.

O professor ressalta que não acredita que as máquinas se tornem “malvadas”, mas podem ter “interesses que não nos incluem”, porém não é possível prever a gravidade destes riscos ao homem e ao mundo que conhecemos.

O centro de estudo é uma parceria de “Price e Martin Rees docente de cosmologia e astrofísica, e Jann Tallinn, de computação”, e tem inauguração prevista para 2013.

Adaptado de terra

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s