Posições corretas para dormir

capa_gravida

A coisa mais comum hoje em dia é levantarmos da cama pela manhã com dores no corpo e aquela sensação de que não houve descanso algum durante a noite.

Isso se deve ao fato de não relaxarmos os músculos suficientemente para que o corpo se reestabeleça por completo das atividades do dia anterior. E para piorar ainda mais a situação, dormimos em posições totalmente inadequadas afetando as articulações do corpo.

Conforme a figura abaixo, a melhor posição para uma boa noite de sono é a de lado, com o pescoço alinhado à coluna, pernas ligeiramente flexionadas, de preferência com um travesseiro entre elas para dar sustentação e evitar muito peso na bacia. Os ombros também deverão ficar um pouco para frente ou para trás para não sobrecarregar o ombro que está do lado de baixo.

Se for dormir de costas, a atenção ao tamanho do travesseiro deverá ser redobrada evitando que o pescoço fique muito alto deixando a coluna torta durante a noite. Um travesseiro abaixo dos joelhos também ajuda a diminuir a tensão sobre as vértebras.

Nunca durma de bruços (barriga para baixo), pois nesse caso, pescoço e coluna ficam sobrecarregados e tortos, garantindo a dor muscular e sensação de mal estar no dia seguinte.

Fique atento também ao seu colchão e travesseiros. Atualmente no mercado existem vários modelos à disposição do cliente que deverá optar por aquele que melhor se adapte ao seu estilo de vida, peso e altura. Seja de molas, de espuma ou viscoelástico, o ideal é que ele se molde ao contorno do seu corpo.

O mesmo vale para os travesseiros que deverão ser trocados a cada dois anos de uso para que mantenham as suas propriedades originais.

Algumas dicas para dormir melhor:

  • Não coma alimentos pesados à noite;
  • Exercícios físicos só devem ser feitos com pelo menos quatro horas de antecedência da sua hora habitual de se deitar;
  • Procure relaxar com um banho morno;
  • Evite assistir programas de televisão que excitem ou irritem;
  • Não leve trabalho para a cama com o uso de tablets e laptops;
  • Mantenha uma iluminação branda no quarto pelo menos meia hora antes de se recolher;
  • Um chá de camomila ou leite morno ajudará no processo de relaxamento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s