Espiões russos esconderam códigos secretos em fotos online

Não pense que é coisa da Guerra Fria! Espiões russos que foram recentemente presos pelo FBI confessaram ter escondido mensagens secretas em imagens disponíveis na internet. No total, onze pessoas foram indiciadas.

Os espiões postavam fotos aparentemente comuns na internet, em sites acessíveis para todos, mas dentro dessas imagens havia códigos. Apesar do FBI desconfiar que essa prática ocorre desde muito tempo atrás, só agora ela foi comprovada.

Os detalhes de como os russos codificaram as imagens e os assuntos das mensagens não foram divulgados, mas, de acordo com criptógrafos que não estão ligados ao caso, eles provavelmente usavam os códigos que o computador constrói para gerar cores.

Depois do 11 de Setembro, começaram a surgir rumores de que a Al Qaeda usava essa mesma técnica para enviar suas mensagens para dentro e para fora dos Estados Unidos sem cair na “malha fina” do FBI.

Agora tanto nós quanto o FBI ficaremos imaginando que imagens na internet poderiam conter códigos. Você, leitor, já viu alguma imagem suspeita? [LiveScience]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s