Por que ficamos grisalhos?

A natureza e o tempo não costumam ser piedosos com os cabelos humanos: ou fazem com que eles caiam, ou os deixam acinzentados e, depois, brancos. O que estaria por trás dessa transformação, que alguns otimistas consideram sinal de “maturidade” (e outros apenas de “idade” mesmo)?

Para início de conversa, vamos ver o que dá cor aos cabelos, para depois entender o que a tira: um pigmento chamado “melanina”, produzido por células (melanócitos) que ficam próximas aos folículos capilares (de onde vêm os fios de cabelo). A melanina pode ser clara ou escura, e é uma mistura dos dois tipos que dá cor aos fios.

Em algum momento da vida, a produção de melanina começa a diminuir. De acordo com a dermatologista Amy Derick, professora da Universidade Northwestern (EUA), o mecanismo exato é desconhecido, mas estudos mostram que as células-tronco de melanócitos (que dão origem a eles) têm uma “morte celular” programada (apoptose) e, assim, faz com que eles parem de se renovar.

Alguns cientistas acreditam, ainda, que o acúmulo de peróxido de hidrogênio (o mesmo da “água oxigenada” e que, por sinal, também é produzido pelo organismo) acaba bloqueando a produção de melanina com o passar do tempo.

O momento da vida em que tudo isso acontece depende, em parte, da genética de cada um – contudo, outras condições, como estresse, traumas ou doenças, podem acelerar o embranquecimento do cabelo. Estudos mostram, ainda, que depois que a pessoa passa dos 30 anos, suas chances de ficar com o cabelo grisalho aumentam de 10% a 20% a cada década.

Dito isso, resta uma dúvida: pintar ou não?[The New York Times]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s