Top 5: Melhores gerenciadores de conteúdo da web

Publicar conteúdo num site próprio deixou de ser uma tarefa complexa, que dependia da utilização de softwares de FTP. Atualizar o texto de uma simples página pode envolver diversos passos que dependem de um PC, software externo, etc.

Mudando esta realidade, os gerenciadores de conteúdo (conhecidos como CMS – Content Management System) se estabeleceram como os melhores ajudantes para quem pretende montar uma página dinâmica e mantê-la atualizada constantemente.

A ideologia é básica: Não precisamos reinventar a roda. Utiliza-se um aplicativo instalado no servidor de hospedagem, acessível via um navegador, onde você modela conteúdo e formato da forma que desejar.

Voltando um pouco no tempo, um dos primeiros CMS famosos que se tem conhecimento foi o Blogger, uma plataforma de blog para a publicação de conteúdo na web. Como a realidade hoje é outra, onde você pode usar o seu domínio próprio e ter liberdade no aplicativo que quiser usar, mostraremos uma lista com os 5 gerenciadores de conteúdo mais populares da internet:

Encabeçando a nossa lista está o WordPress, o mais usado CMS do mundo! Não se deixe enganar, pois ele é um excelente gerenciador não apenas para blogs, como também para sites dinâmicos. Criado em 2003, atualmente é utilizado por mais de 200 milhões de pessoas no mundo todo. Um dos principais diferenciais fica por conta da facilidade na adaptação de layouts, mérito de seu flexível sistema de templates. Além disso, possui uma grande comunidade de desenvolvedores que criam temas e plugins para personalizar o seu site.

Você já ouviu falar do Mambo? Não, não estamos falando da tão famosa dança Cubana. O Joomla! foi criado a partir do Mambo, um antigo gerenciador de conteúdo. Um dos principais destaques dele, é que possui todo o site dividido em módulos, ou seja, você pode editar o seu conteúdo facilmente, apenas com a instalação de um novo módulo. Entendê-lo a princípio pode ser um pouco confuso, mas o seu limite de personalização depende, apenas, da sua criatividade!

O Drupal pode ser considerado uma junção do Joomla e do WordPress. A semelhança com o WordPress é sentida na utilização do seu sistema de templates, que permite a customização das páginas. A sua instalação básica oferece todas as funcionalidades para você montar a sua página: publicação de feeds RSS, ferramentas de caching de conteúdo e busca avançada. O destaque fica para a crescente comunidade de desenvolvedores que auxiliam no crescimento da plataforma.

O Tumblr é um gerenciador de conteúdo voltado para o blogging. Muitos dizem que ele é a mistura entre o melhor do Twitter e do WordPress, pois tem a agilidade de postagens rápidas e permite que o autor aprofunde no conteúdo, diferentemente dos microblogs. Outra semelhança com o Twitter é encontrada na possibilidade de “seguir” os tumblrs que você desejar, ou seja, você pode ser atualizado automaticamente, pela própria ferramenta, sobre o conteúdo dos seus perseguidos!

E não é que o criador volta à lista? O Blogger é considerado um dos patronos entre os gerenciadores de conteúdo do mundo. Foi criado em 1999 e vendido à Google em 2003. Basicamente, permite criar um blog de forma rápida e sem nenhum conhecimento de design ou programação, afinal possui uma lista enorme de templates pré-configurados.

E aí, algum CMS faltou nesta lista? Deixe seu comentário pra gente!

Fonte:uolhost.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s