Negócios » Zeca’s investe no nicho de franquias e lança sorveteria com toques gourmet

As primeiras lojas-conceito Zeca's Classic devem ser instaladas no Centro e na Zona Sul do Recife  (Armando Artoni/Divulgação<br />
)
As primeiras lojas-conceito Zeca’s Classic devem ser instaladas no Centro e na Zona Sul do Recife

Existe hora certa para tomar um sorvete ou picolé? Com a chegada da alta estação, no casquinho ou no palito, o que vale mesmo é se refrescar. O mercado dos gelados anda tão aquecido que as empresas estão apresentando novas estratégias para atrair os consumidores. E o segmento de franquias, que em 2011 faturou R$ 88,8 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), é uma das apostas.

Em Pernambuco, a Zeca’s Sorvetes resolveu inovar e explorar o nicho de franquias. O projeto é ousado e promete impulsionar as vendas da empresa. Em 2013, a indústria vai oferecer ao mercado novidades de dar água na boca e aguçar o interesse (e o bolso) de quem deseja se tornar um franqueado. Uma delas, aliás, já pode ser conferida em primeira mão: a Zeca’s Classic, uma loja com conceito diferenciado, do tipo gourmet, ampliado e mais sofisticado, que está sendo exposta na Casa Cor Pernambuco.

O formato gourmet das lojas franquedas Zeca’s Classic tem um investimento médio de R$ 150 mil, dependendo da estrutura do local, segundo a empresa. Com esta upgrade, a fabricante do produto líder nas vendas de sorvetes e picolés em Pernambuco quer crescer ao menos 20% no primeiro ano de implantação. Segundo a direção da Zeca’s, o modelo foi criado exclusivamente pensando em resgatar um antigo hábito de quem aprecia o produto. A seu favor, a empresa tem outro trunfo: o sorvete é rico em cálcio, ferro e outros nutrientes, além das vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e K.

“A ideia deste novo projeto é resgatar a tradição de sorveterias de bairro, ou seja, oferecer uma opção de consumo para quem volta de um cinema, missa, visita a um amigo ou simplesmente vai passear. Degustar o sorvete sem pressa, que é um programa bastante saudável”, explica Paulo Roberto Oliveira, diretor da marca. Com a modalidade, ele acredita que a empresa pode crescer de 20% a 30% em até seis anos após a entrada no mercado de franquias.

A primeira loja-conceito terá sobremesas geladas completas elaboradas pelo chef César Santos (Paulo Paiva/DP/D.A Press)
A primeira loja-conceito terá sobremesas geladas completas elaboradas pelo chef César Santos

Para “chegar chegando” na área de franchising, a Zeca’s também firmou parceria com um dos profissionais de gastronomia mais conceituados do estado e do Brasil. A primeira loja-conceito (que a princípio será gerenciada pela empresa, mas depois poderá ser negociada) terá sobremesas geladas completas elaboradas pelo chef César Santos. Milk-shakes, sorvetes e picolés, na taça e na casquinha, em vários sabores acompanhados por um toque original de criatividade e bom gosto.

De acordo com Renan Terra, superintendente industrial da Zeca’s, um dos objetivos ao explorar o setor de franquias é aumentar o consumo per capita de sorvetes e picolés, que no Nordeste está entre 2,8 litros e 3 litros por ano. Além disso, a indústria pretende crescer sua participação entre os públicos A e B. Ele lembra que o novo modelo de negócio não se adapta a shopping centers.

“O formato vai permitir ao franqueado comprar o produto direto na Zeca’s e revender na loja-conceito. Queremos fortalecer o consumo de sorvetes e picolés, bem acima em países da Europa e Estados Unidos. Estratégias como esta são essenciais para crescer no mercado, a exemplo dos produtos que lançamos com a Turma da Mônica, recentemente”, pontuou. Com a turminha de Maurício de Souza, lançada no Dia das Crianças, as vendas de picolés dobraram, de acordo com Terra.

Mercado no Grande Recife

A empresa informou que o novo formato da Zeca’s Classic, cujos pontos não venderão sorvetes em pote, comporta pelo menos seis franquias na Região Metropolitana do Recife (RMR). Parece pouco, mas não é, considerando que o nicho de franquias de sorvete é pouco explorado no Nordeste. Para o investidor que se interessar, a empresa diz que dará todo o suporte necessário.

Renan Terra e Paulo Oliveira, superintendente e diretor da empresa: formato de franquia deve garantir crescimento de até 30% no faturamento (Armando Artoni/Divulgação)
Renan Terra e Paulo Oliveira, superintendente e diretor da empresa: formato de franquia deve garantir crescimento de até 30% no faturamento

“A loja-conceito da Casa Cor Pernambuco tem cerca de 20 metros quadrados. Não vamos exigir uma padronização mínima ou máxima, o investidor é que poderá analisar o local e escolher o tamanho ideal da franquia. Temos tido um crescimento médio anual de 35% e o importante é atender os consumidores com a qualidade da Zeca’s”, reforça Paulo Roberto Oliveira.

Renan Terra esclarece, ainda, que as duas lojas-conceito Zeca’s Classic devem ser instaladas no Centro e na Zona Sul do Recife e servirão de laboratório para os investidores interessados na marca. Mas, para ele, o novo formato tem tudo para cair no gosto dos consumidores, pegando carona no histórico de vendas de produtos lançados em 2011 (linhas Classic, de mesclados com seis diferentes sabores, e Viver Melhor, de baixa caloria sem adição de açúcar).

“Estamos investindo no aprimoramento da gestão da Zeca’s com a oferta de produtos diferenciados que se adaptam ao gosto dos consumidores. Todos os 36 sabores dos produtos fabricados estarão presentes no modelo de loja-conceito. Primeiro, vamos sentir o mercado com a chegada deste tipo de empreendimento, mas acreditamos na boa aceitação do público”, completa Terra.

Fonte:diariodepernambuco.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s