Conheça a gruta mais profunda do mundo

Uma equipa de 41 espeleólogos encontrou a gruta com maior profundidade do mundo e descobriram ainda novas espécies, adaptadas ao meio inóspito característico destes locais.

Situada numa pequena república do Caúcaso, na fronteira entre a Ásia e a Europa, encontra-se Geórgia, o país onde se encontram as três grutas mais fundas do mundo. As grutas sempre foram um mundo desconhecido, não só pela geologia diferente que se possa encontrar, mas também pelas novas espécies por descobrir.

 

Quando e onde foi encontrada a gruta mais profunda do mundo?

Em 2007, uma equipa de espeleólogos, especialistas que estudam as cavidades naturais da terra, vulgarmente conhecidas de grutas, encontraram uma das grutas mais profundas da terra. Após descerem o calcário do Maciço de Arábica, na Geórgia, conseguiram penetrar a profundidades maiores do sistema de Krubera-Vorónia, descobrindo o que viria a ser a maior descida às profundezas da terra.

 

Grutas mais profundas da Terra, Krubera-Voronia, na Geórgia

 

Qual a profundidade destas grutas?

Após quase um mês de expedições e mapeamento da rede subterrânea, colhendo dados sobre temperatura, amostras de sedimentos, microrganismos, entre outros, esta equipa especializada em exploração de redes subterrâneas, mas também com conhecimentos em geologia, biologia e hidrologia, conseguiu descobrir duas ramificações desta extensa rede subterrânea, de 1775 metros e 1920 metros, respectivamente. Descobriram ainda um poço de maior extensão, com mais de dois quilómetros de profundidade! Neste grande poço, baptizado de “Dois Capitães“, conseguiram descer até à espantosa profundidade de 2191 metros, tornando-se até então, a gruta mais profunda do planeta.

Apesar das dificuldades que estes especialistas encontraram até explorar todas estas profundezas, já sabem que este poço ainda desce até uma maior profundidade, algo que certamente os fará tentar explorar ainda mais.

 

Grutas mais profundas do mundo - Krubera-Voronia, Geórgia

 

Que equipamentos são usados?

Para conseguirem descer até às profundezas da terra, é necessário, além de muita experiência e muita coragem, algum equipamento essencial para este tipo de expedições. Capacetes, lanternas, equipamento de escalada, roupas impermeáveis e térmicas e todas as provisões necessárias a contar com vários dias de expedição, como alimentação, material de primeiros-socorros, equipamento de campismo, são apenas algum do material necessário essencial para este tipo de exploração. Além de tudo isto, são ainda necessários recipientes para recolher todo o tipo de amostras e equipamento electrónico de forma a mapearem o local.

Fonte:http://www.curiosidadesdomundo.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s