Caso do “fantasma tarado” pode ter uma explicação normal

insomnia-02

De acordo com site, uma mulher britânica afirma ter sido tocada e apalpada durante a noite, e acredita que seja um “fantasma tarado”.

O fantasma chegou a ser comparado a um polvo. Segundo Doris Birch, os ataques teriam iniciado há alguns meses. Em entrevista ela afirma que estava deitada quando sentiu um par de “mãos sinistras”, então começou a chutar freneticamente até que ele foi embora. Em outra vez ela afirma ter atirado o edredom no chão.

Birch afirma que desde então estas situações têm se repetindo com frequência. Acreditando que a situação fosse causada por causa das cobertas, Bich chegou a dormir sem cobertas, mas de nada adiantou.

Uma blogueira chamada Alexandra Holzer teria dado a entender que o suposto fantasma seria de um pervertido sexual que teria abusado de outras mulheres no passado.

Na busca de uma explicação mais plausível, veio a indicação do livro “Investigação Científica Paranormal”, de Benjamin Radford.

De acordo com este livro, casos como estes não são raros, pois nem sempre os fantasmas aparecem, estes podem ser somente sentidos.

Na tentativa de explicar e entender o caso de Birch, percebeu-se que as sensações ocorrem sempre à noite, normalmente quando ela já está sonolenta.

Segundo psicólogos, o cérebro é suscetível a alucinações e sonhos muito lúcidos neste momento, quando a consciência diminui. Mesmo não sendo real, a pessoa pode ter algumas visões, que podem, assim como qualquer sonho, causar medo e preocupação pela realidade exposta.

As pessoas que passam por este tipo de situação as descrevem como assustadoras e paralisantes, com sensações de que estão sendo puxadas ou tocadas por uma força invisível.

David Hufford, um estudioso de lendas, em seu livro “O terror que vem a noite”, presume que cerca de 15% das pessoas têm esse tipo de experiência alguma vez na vida, e os “ataques” seriam resultado de funções cerebrais, e a forma e as especificidades seriam somente um produto do sistema de crenças da pessoa.

A explicação  da psicologia difere totalmente do ponto de vista paranormal, porém em alguns casos é mais fácil imagiinar que são distúrbios do sono do que acreditar que algum fantasma pervertido está lhe agarrando à noite.

E você, no que acredita?

Adaptado de hypescience

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s