Planeta potencialmente habitável a 12 anos-luz da Terra

Uma equipe internacional de astrónomos descobriu uma estrela similar ao Sol com cinco planetas à sua volta. Um deles encontra-se na zona habitável do sistema. Lá poderá existir água líquida e, quem sabe, vida.

A estrela Tau Ceti encontra-se relativamente perto do Sistema Solar, a 12 anos-luz.
A massa do planeta é 4,3 vezes a da Terra e é o planeta potencialmente habitável mais pequeno que se encontrou até hoje.

Este achado vem apoiar a ideia de que praticamente todas as estrelas têm planetas e que na nossa galáxia devem existir muitos planetas do tamanho da Terra potencialmente habitáveis, explica em comunicado Steve Vogt, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, co-autor do estudo que será publicado na revista «Astronomy & Astrophysics».


Os cinco planetas são todos relativamente pequenos com massa entre dois e 6,6 vezes a da Terra. O mundo potencialmente habitável completa uma órbita em torno de Tau Ceti a cada 168 dias. Tau Ceti, um pouco mais pequeno e menos luminoso do que o Sol, encontra-se a 11,9 anos-luz na constelação Cetus e é visível a olho nu.

Os astrónomos já tinham procurado exoplanetas à volta de Tau Ceti, mas até agora não tinham encontrado nada. Os investigadores analisaram 6 mil observações da estrela realizadas pelo instrumento HARPS (do telescópio de 3,6 metros do Observatório Europeu do Sul), pelo Espectrógrafo Echelle (da University College London), pelo telescópio anglo-australiano Siding Spring e pelo Espectrómetro Echelle de Alta Resolução (HIRES) do telescópio Keck, em Mauna Kea (Havai).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s