O banheiro que separa líquido e sólido

Durante anos e anos, a humanidade acostumou-se com o transporte hídrico de dejetos. Em outras palavras, dar a descarga faz com que fezes e urina sejam transportados até as estações de tratamento através de água.
 
Mas isso não poderia ser diferente? As descargas padrão atualmente consomem cerca de 6 litros de água por ciclo. Pense quantos milhões de litros de água limpa são utilizados por segundo, ao redor do mundo, para este fim.
 
Inspirada por este problema e querendo trazer soluções sanitárias a lugares isolados, a empresa francesa Écosphère Technologies desenvolveu um banheiro que faz a compostagem dos dejetos no próprio local, com total limpeza e nenhum odor.
 
 
Neste banheiro as fezes e a urina são separadas, pois a saturação da matéria orgânica pela uréia faz com que o processo de compostagem entre em anaerobiose, reduzindo a eficiência e exalando forte odor. A solução foi desenvolver uma tecnologia para separar líquido e sólido assim que são gerados. Deste modo, fezes e papel são compostados por vermes que mineralizam a matéria orgânica a gás carbônico e água (reduzindo drasticamente seu volume), destroem organismos patogênicos e geram um composto rico de nutrientes para o solo. A urina por sua vez é infiltrada no solo por valas.
 
Devido à redução no volume da matéria orgânica, o reservatório deste banheiro tem capacidade para mais de 5 anos, possuindo portanto baixíssima necessidade de manutenção.
 
Os benefícios são basicamente a economia de dezenas de milhares de litros de água por ano, a não necessidade de tratamentos caros para despoluir os efluentes e a não necessidade de interligar o sistema com a rede coletora de esgotos, o que pode ser uma operação muito cara em locais remotos.
 
Mais informações: http://www.drytoilet.eu/
 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s